LEITURAS COMPLEMENTARES
Veja a seguir indicações de leituras para que você possa aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre Linguagem Simples. As obras selecionadas foram produzidas em órgãos públicos e são referência na discussão sobre o tema.
Para saber mais sobre:
Público-alvo
Antes de redigir um texto em Linguagem Simples, é preciso definir o público-alvo, ou seja, quem precisa entender e usar a informação. O planejamento do público-alvo leva em conta diversos critérios, que são detalhados nos guias a seguir.
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Apostila do curso Linguagem Simples no Setor Público, Prefeitura de São Paulo. “Módulo 2: Use a Linguagem Simples – Aula 8: Pense no seu público alvo” (p. 35-37). -
Guia de Linguagem Simples do Incaper, por Marcos Roberto da Costa, Júlia Fonseca, Luiza Pagotto Monteiro Nunes e Patricia Matuchewski. “4. Etapas para aplicar a Linguagem Simples – 4.1.1 Quem é o público-alvo?” (p. 16-18). -
Guia de uso da Linguagem Simples para apresentação de serviços públicos, ABEP-TIC. “2. Identificar os Clientes das Informações” (p. 16-21). -
Manual de Linguagem Simples: como planejar, desenvolver e testar textos que funcionam, por Patricia Roedel. “Etapa 1: Planejar – Definindo o público-alvo” (p. 35-39).
Diretrizes de design
As diretrizes de design se referem aos recursos gráficos, como tamanho e tipo de fonte, espaçamentos entre linhas e parágrafos, escolha de cores e de ícones. Elas facilitam que o leitor encontre e entenda mais facilmente as informações. Leia mais sobre o tema em:
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Guia de Linguagem Simples do ICICT por Liana Braga Paraguassu & Valéria Machado da Costa. “4. Deixe o seu texto mais atraente aos olhos do leitor” (p. 38-42). -
Guia de Linguagem Simples do Incaper, por Marcos Roberto da Costa, Júlia Fonseca, Luiza Pagotto Monteiro Nunes e Patricia Matuchewski. “4. Etapas para aplicar a Linguagem Simples – 4.2 Durante – 4.2.3. Nível espacial: apresentação da informação” (p. 26-30). -
Guia de uso da Linguagem Simples para apresentação de serviços públicos, ABEP-TIC. “5. As práticas de Linguagem Simples – Desenho de gráficos” (p. 65-89). -
Manual de Linguagem Simples: como planejar, desenvolver e testar textos que funcionam, por Patricia Roedel. “Etapa 2: desenvolver – Diretrizes de Design” (p. 72-91).
Testagem
A testagem é a etapa em que verificamos a clareza e eficácia do texto junto ao público-alvo. Envolve a apresentação do material a pessoas que representam o público para o qual ele foi elaborado, observando suas reações, compreensão e as dificuldades que possam surgir. Leia mais em:
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Apostila do curso Linguagem Simples no Setor Público, Prefeitura de São Paulo. “Módulo 2: Use a Linguagem Simples – Aula 10: Teste a linguagem com o público-alvo do documento” (p. 51-55). -
Manual de Linguagem Simples: como planejar, desenvolver e testar textos que funcionam, por Patrícia Roedel. “Etapa 3: Avaliar” (p.94-104).
Revisão final
A revisão final é a análise do conteúdo e da forma que ocorre após todas as etapas de redação e de ajustes. O texto final deve estar tecnicamente correto, objetivo e compreensível para o público-alvo.
O guia a seguir apresenta uma lista completa de pontos a serem observados na revisão:
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Guia de uso da Linguagem Simples para apresentação de serviços públicos, ABEP-TIC. Capítulo: “O checklist” (p. 149-154).
Glossários
Os documentos abaixo podem ajudá-lo a substituir ou explicar termos técnicos de controle e termos jurídicos.
