Diretrizes Gerais
O uso da Linguagem Simples no TCE-PE pretende aumentar a transparência das informações, resultando em uma comunicação mais clara, eficiente e democrática. O objetivo final é que cidadãos e servidores públicos compreendam melhor os produtos e serviços da organização.
Este capítulo apresenta todas as etapas da técnica da Linguagem Simples – do planejamento à avaliação –, mas aborda de forma mais detalhada as diretrizes de redação. Para saber mais sobre como aplicar as outras etapas, consulte o capítulo Leituras complementares.
O uso específico e seletivo das diretrizes, adaptado ao contexto do tribunal, está detalhado no capítulo Orientações específicas para textos do TCE-PE.
Etapas para aplicar a Linguagem Simples
O planejamento é a fase inicial e fundamental para definir o conteúdo e a organização da comunicação em Linguagem Simples. O processo se organiza da seguinte forma:
- Identificar o público-alvo, ou seja, para quem a mensagem será direcionada;
- Identificar se outros públicos precisam entender a informação, ainda que não sejam os destinatários principais;
- Definir o conteúdo necessário, garantindo que apenas informações relevantes e úteis sejam incluídas;
- Organizar a estrutura do material de forma lógica e intuitiva (arquitetura da informação);
- Selecionar o suporte onde estará a informação, ou seja, os canais e formatos de veiculação.
A etapa da redação consiste em aplicar as diretrizes de texto da Linguagem Simples, com foco na clareza das informações. Você pode aplicá-las para escrever um texto novo ou para simplificar um documento já existente. São essas diretrizes que você vai conhecer neste capítulo.
A diagramação é a etapa que organiza visualmente o conteúdo. Recursos aplicados ao texto como hierarquia visual, espaçamento e tipografia guiam o leitor, garantindo uma leitura mais agradável e facilitando a compreensão.
A validação técnica é a etapa em que um especialista na área do conteúdo analisa o material para garantir que as informações apresentadas estejam tecnicamente corretas. Só é necessária quando a pessoa que redigiu o texto em Linguagem Simples não é especialista no assunto.
Na testagem, você apresenta o material ao público que precisa entender a informação para verificar se o conteúdo está compreensível. Isso permite identificar pontos de melhoria, garantindo que a mensagem seja clara para quem a recebe. A testagem pode ser feita a cada texto ou periodicamente, por amostragem, a depender do contexto.
A revisão final é a última etapa do processo. Nela, é feita a leitura do material para identificar e corrigir erros ou inconsistências.
Você deve fazer os ajustes necessários e garantir que todos os detalhes estejam adequados, desde as questões linguísticas até a formatação e a apresentação visual. O objetivo é assegurar a qualidade e a coerência do produto final antes de sua divulgação.
Diretrizes de redação
As diretrizes a seguir relacionam-se à etapa de redação. Elas foram selecionadas com base em sua relevância e impacto na eficiência da comunicação, a partir de manuais importantes da área.
Nos exemplos, apresentamos o texto original (antes) e o texto reescrito (depois), com adaptação exclusiva da diretriz abordada.
